Você sabe como melhorar sua organização pessoal?


A organização pessoal é uma maneira eficiente de otimizar o recurso mais valioso que você tem: seu tempo.


Essa mudança de postura reverte diretamente em produtividade e também promove qualidade de vida, contribuindo para você resolver tarefas diárias com mais agilidade e envolvimento. Qual é a real necessidade de se organizar? Quando você se organiza, você consegue governar a sua própria vida, administra seu tempo para fazer o que quiser.


Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ser uma pessoa mais organizada. Acompanhe a leitura e já comece a aplicar essas ideias em seu dia a dia.


Tempo é um recurso que vale muito. Por isso, é preciso fazer o melhor uso possível dele. Isso não significa tentar fazer todas as tarefas ao mesmo tempo, pois você não estará verdadeiramente presente em nenhuma delas. É uma situação que só gera estresse.


Então, se você quer parar de perder tempo e ser mais produtivo é preciso desenvolver um método de organização da sua rotina. Esse método deve levar em consideração as preferências e particularidades de cada pessoa, mas vamos compartilhar algumas dicas que podem contribuir tanto para a organização da sua vida pessoal como profissional.


- Identificando o problema


O que está te impedindo de colocar sua vida em ordem? Está com dificuldade de cumprir suas metas? O primeiro passo é procurar entender em que aspectos a sua vida poderia ser melhor organizada e porque isso está acontecendo. Se você está sempre sem tempo, há alguns aspectos a serem analisados, por exemplo, se você está delegando suas tarefas à sua equipe de trabalho, se você está conseguindo priorizar as suas tarefas, analise se todas as tarefas que estão sob sua responsabilidade precisam necessariamente ser feitas por você. Esses são somente alguns tópicos para começarmos a pensar sobre organização e produtividade.


Agora, se você está sempre chegando atrasado aos seus compromissos, também há algumas questões a serem pensadas. Uma delas poderá ser que os horários agendados poderão não estar contemplando o tempo ideal para cada compromisso. Outra questão, talvez muito simples, mas que acontece constantemente, é a falta de planejamento para a saída a um compromisso. Você já parou para observar o tempo, em minutos que você gasta para se levantar de sua mesa, pegar sua pasta, ir até o elevador e esperar o elevador chegar para te levar a garagem, sair com o carro, considerar o tempo no trânsito até chegar com calma e tranquilidade ao seu compromisso agendado? Muitas vezes não nos damos conta da soma desses minutos de deslocamento e eles podem estar “roubando” nosso tempo.


Lembre-se que tudo pode ser aprimorado e novos hábitos podem ser criados.


- Crie listas de tarefas e anote sempre


Fazer listas é uma ótima estratégia. Enumere tarefas que você precisa fazer, seja por dia, na semana, no mês ou até a longo prazo. Dessa forma é possível ter uma visão mais ampla dos seus objetivos para determinado período. Com essa visão fica mais fácil traçar qual o melhor caminho a ser percorrido, fazendo um checklist para não esquecer de nenhuma tarefa.


Lembre-se também de usar a agenda para sinalizar datas importantes. Para fazer essas anotações vale usar a tecnologia, usando agendas, calendários e até aplicativos que auxiliem a anotar tarefas, como o Evernote ou organizar

seus contatos. Por outro lado, também vale o velho papel e caneta, do jeito que funcionar melhor para você. As listas e agendas devem ser olhadas várias vezes ao dia.


- Estabeleça prioridades


Agora é hora de organizar sua lista de atividades conforme as prioridades. Como fazer isso? Uma técnica muito conhecida é o Quadrante de prioridades.


Primeiramente, divida as tarefas em 4 categorias (lembrando que urgente é aquilo tem que ser feito imediatamente)


1. Urgentes e Importantes

2. Urgentes e Não Importantes

3. Não Urgentes e Importantes

4. Não Urgentes e Não Importantes


Comece a realizar as tarefas que são urgentes e importantes. E então, vá seguindo a ordem, impedindo que tarefas não urgentes e não importantes roubem o seu foco de atenção.


Com essas dicas, você consegue traçar um bom planejamento, procurando deixar espaços de tempo entre as tarefas e programa-las com certa antecedência para não ter correria. Afinal, sabemos que imprevistos acontecem. É importante criar o hábito de terminar uma tarefa antes de passar para a próxima para que o cérebro consiga se organizar melhor, evitando desperdício de tempo e energia. O resultado é uma vida mais produtiva e com mais bem-estar.


Quer conhecer mais sobre o assunto e ajudar sua equipe a organizar melhor o seu dia? Nós da Riscalla Corporativo podemos dar este suporte à sua empresa. Entre os nosso serviços, oferecemos a palestra “Organização e Produtividade”, uma capacitação que transmite conceitos e métodos de organização para uma vida mais produtiva e com mais bem-estar.


Entre em contato, estamos à sua disposição para trazer os melhores resultados para sua equipe e seus negócios.

46 visualizações0 comentário