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Como fidelizar clientes usando marketing de relacionamento


Conquistar a fidelidade de seus clientes a ponto de torná-los divulgadores de sua marca.


Esse é o grande objetivo do marketing de relacionamento.

Quer entender melhor esse conceito e as principais estratégias que podem ser utilizadas em benefício de sua marca? Vamos em frente!


Fidelizar clientes pode até ser um trabalho mais complexo que buscar novos consumidores, mas certamente é uma relação duradoura, que traz excelentes resultados para um negócio. Mas como garantir a fidelidade de do cliente? A resposta é: marketing de relacionamento.


Veja a seguir o que significa e algumas formas de aplicá-lo.


O que é marketing de relacionamento e divulgadores de marca?

De maneira bem objetiva podemos conceituar marketing de relacionamento como um conjunto de ações realizadas por uma marca para manter um relacionamento positivo com seus clientes, buscando garantir o sucesso do cliente (customer success).


A ideia é oferecer uma experiência única ao cliente, é muito mais que atender bem, é conhecer tão bem seus hábitos e interesses a ponto de encantá-lo. Quando o marketing de relacionamento funciona de verdade, surgem então os “divulgadores da marca”, também chamados de “defensores da marca” ou “embaixadores da marca”. Isso significa que os clientes se transformam em “fãs” e vão falar espontaneamente sobre as experiências satisfatórias que teve com a sua marca, ele fala bem dela para sua rede de contatos e a mensagem pode ter um grande alcance quando ele demonstra seu contentamento nas redes sociais. É ou não é o sonho de qualquer marca?

Mas como colocar o marketing de relacionamento em prática?

Agora que está claro o que é e o tamanho da importância do marketing de relacionamento, o próximo passo é fazer um plano para a sua aplicação. Confira algumas estratégias.


- Atendimento exclusivo É fundamental que toda a equipe esteja bem treinada e transmita a cultura da empresa em cada contato com o cliente, buscando tratá-lo da maneira mais personalizada o possível.

- Programas de fidelidade O cliente quer se sentir exclusivo, então quando você oferece benefícios ele é estimulado a continuar optando pela sua marca e até a aumentar o volume de compras. Os programas podem ser aplicados em forma de pontuação, oferecendo vantagens com relação direta ou não ao seu produto/serviço.

- Mensagens de sustentação Forme uma base de dados para sustentar o relacionamento com o cliente, seja por em forma de e-mail marketing ou mensagens em outros canais. Algumas oportunidades de marcar presença são parabenizando o cliente em datas especiais ou informando lançamentos e ofertas. Neste item, vale a pena reforçar a necessidade de tomar muito cuidado com a proteção de dados do consumidor, entrando em contato com o registro de seu consentimento e de maneira não-invasiva.


- Pesquisa de satisfação Feedback é algo muito valioso. Procure maneiras de ouvir o que o cliente tem a dizer, aprimorando sempre o relacionamento.

É claro que cada empresa tem as suas particularidades, por isso não existe uma fórmula pronta, mas podemos citar as principais estratégias usadas pelas empresas para você avaliar quais delas são interessantes para entrar no plano de marketing de relacionamento de sua empresa.

Se você é gestor e gostaria de ter um acompanhamento direto na elaboração e aplicação do plano de marketing de relacionamento de sua marca, saiba que nós da Riscalla Corporativo estamos prontos para somar resultados com a sua empresa.


Entre em contato, vamos conversar.

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